sexta-feira, 10 de setembro de 2021

#ResenhasDaJujuba: "Quem é você na fila do pão?" (Vivi Duarte)

 Oi meu povo! Olá, minha pova! Tudo bem? 

Quero indicar um livro que terminei esses tempos no Kindle (quem diria que eu ia amar ler no e-reader 😁) e que eu curti bastante, mas antes quero contar um pouco sobre a minha história com a autora dele.

Conheço a Vivi Duarte faz bastante tempo - desde que ela criou o Plano Feminino praticamente, e nossos caminhos se cruzaram nesse mundo doido da internet. Ela, no meio da correria que toda empreendedora em início de carreira passa, ajudou uma jovem estudante de publicidade de 20 anos a se descobrir como a profissional que desejava ser no futuro (através de uma entrevista por causa de uma seleção de estágio diferenciada para uma grande agência de propaganda que acontecia no Twitter na época).

A estudante, no caso, era eu. Não ganhei esse estágio, mas ganhei muitas experiências no mundo digital (inclusive, escrevendo para o Plano Feminino...e alguns de meus textos antigos estão aqui no blog) enquanto estava tentando descobrir quem eu era nessa tal fila do pão, literalmente.

Mas esse post não é para falar de mim e nem do início da minha carreira profissional e sim falar do primeiro livro lançado pela Vivi, chamado "Quem é você na fila do pão? - Tenha um plano e faça acontecer" lançado esse ano pela editora Planeta, tanto na versão física quanto no ebook.


Cresça e apareça: Viviane Duarte nasceu e cresceu na periferia da cidade de São Paulo. Usava sacola de plástico nos pés para andar na rua em que morava. Quando estava quente, a sacola a protegia do calor infernal. Quando chovia, evitava escorregões no mar de lama que se formava. Aprendeu a negociar acompanhando a mãe e a avó materna, que vendiam doces e roupas para sobreviver. 
A vida de Viviane não é um conto de fadas, mas, como sempre estudou e teve foco e perseverança, conseguiu o seu objetivo. Mais conhecida como Vivi, ela seguiu um caminho que está levando milhares de meninas a vislumbrarem um futuro diferente. Formada em Comunicação e já com um filho no colo, começou trabalhando em agências e acabou criando a sua própria, Plano Feminino, com um objetivo: apresentar uma propaganda diferente da narrativa usual, sexista e machista. 
Foi pioneira nisso, mas não parou aí. Inquieta, criou, em 2016, o Plano de Menina, uma ONG voltada para meninas periféricas que não têm condições de conseguir um bom emprego. O instituto capacita as meninas por meio de cursos e de palestras e as conecta a vagas e oportunidades em multinacionais – são centenas de contratadas que mudam a história delas e a de suas famílias. 
Quem é você na fila do pão? não é uma biografia – apesar de a autora usar a sua própria história como exemplo. Este livro é um manual de desenvolvimento repleto de orientações, dicas, conselhos, explicações e exemplos práticos de como fazer para crescer e aparecer. Um guia para quem quer fazer a diferença no seu mundo e no mundo das pessoas à sua volta.

E quem é você na fila do pão?

Eu ainda estou descobrindo quem eu sou nessa fila do pão, mesmo aos 31 anos de idade, pra poder responder essa pergunta bem. Mas, falando do livro, é muito mais do que a biografia de uma empresária bem sucedida.

Vivi Duarte conta sua história e nos ensina como hackear o sistema - contrarias as expectativas que nos impõem durante a vida para realizarmos nossos sonhos de cunho pessoal ou profissional. Pois não é fácil ser uma mulher de negócios em um país tão machista como o Brasil, infelizmente.

E ler cada trecho desse livro foi como ter a própria Viviane ali, na minha frente, contando sua história de um jeito único e até mesmo um pouco provocativo. Que história! Que mulher! Que profissional!

Vale muito a pena todos conhecerem sua história, principalmente para essa mulherada poderosa em todo o Brasil que luta para construir a própria história, tal qual a autora.

Vivi deixa lições claras para cada um de nós nesse livro, mas a principal é (ao meu ver): pare de romantizar o mundo dos negócios e vamos lutar contra todo esse abuso e machismo que há no sistema corporativo. Para você que busca uma leitura inspiradora pra acrescentar em seu repertório e carreira, seja ela qual for, recomendo demais esse livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário