quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

#FelizAnoNovo e #FelizMiniEvoNoBrasil

 

Feliz 2024, pessoal!

Primeiro post do ano e já com uma baita novidade: Depois de muita gente pedindo na internet, a Fujifilm Brasil atendeu aos pedidos dos instaxlovers e lançaram FINALMENTE a Instax Mini Evo no Brasil nessa semana. Como eu já tenho a minha comigo - trouxe de fora, sou ansiosa 😅 - vou falar de toda a minha experiência usando ela nesse post, incluindo respostas de perguntas que fizeram para mim em meu instagram (@jujubaluba caso você que esteja lendo ainda não me siga).


A Instax Mini Evo é uma câmera instantânea híbrida 3 em 1 (ou seja, você pode fotografar com ela como uma câmera digital e imprimir as fotos que você mais gosta depois nos filmes Mini, da Instax. Além disso, através do aplicativo de celular próprio da câmera - disponível em Android e iOS - você pode usá-la como impressora e imprimir as fotos de seu celular diretamente nela).

Ela encanta por ser tecnológica e tem um visual retrô - que lembra algumas câmeras clássicas - e está disponível em duas cores: preta e marrom. A Mini Evo traz uma lente de vidro (é a única câmera instax com lente de vidro, que traz uma qualidade diferenciada em suas fotos), sensor CMOS de 1/5 polegada e resolução de 2560 x 1920 pixels, lente com abertura de f/2.0 e distância focal de 28 mm, foco automático com distância mínima de 10 cm, além de tela TFT LCD de 3 polegadas e armazenamento interno com possibilidade de expansão via cartões Micro SD. 

E qual o grande diferencial dessa câmera? 


O grande destaque da câmera, no entanto, é sua usabilidade: o dispositivo traz dois mecanismos pelos quais é possível escolher entre 10 efeitos de lente diferentes, incluindo dupla exposição, olho de peixe, espelho, foco suave e mais, e 10 efeitos de filme diferentes, como claro, azul, nítido e outros, gerando assim 100 combinações personalizáveis. Dá pra soltar a criatividade na hora de fotografar com a Mini Evo. 

Há ainda uma alavanca, similar às utilizadas em câmeras analógicas, que ativa a impressão de fotos na resolução de 1600 x 600 pixels ao ser puxada. A Instax Mini Evo é compatível com o filme Instax Mini já disponível no mercado, e se conecta a celulares com o app dedicado via Bluetooth, possibilitando seu uso como um controle remoto para capturas, a impressão de fotos tiradas com o smartphone em resolução de 800 x 600 pixels, ou mesmo o backup de imagens da câmera para o telefone.

Não é necessário o uso de baterias com a Mini Evo, ela carrega com cabo USB universal (a anterior a USB-C). Em alguns testes que fiz de eventos com ela, a bateria durou em média 02:30h - duas horas e meia direto. E NÃO, não é possível usar a câmera enquanto ela estiver carregando.

Minha câmera premium queridinha...


Tem muita coisa que eu adorei na Mini Evo, de verdade, que a fez se tornar a queridinha em minha coleção de câmeras Instax (até o presente momento, tenho 06 câmeras e 03 impressoras). Se tem alguns pontos que eu posso destacar que eu gostei nela, são:

- Soltar a criatividade nas fotos com as lentes e filtros
- A qualidade das imagens (não espere uma qualidade de fotografia profissional, não é essa a proposta dela. Entre câmeras automáticas, no "estilo cybershot dos anos 2000" eu acho a qualidade das fotos da Mini Evo excelente).
- O app dela é muito fácil de mexer e para edições bem simples das fotos de seu celular antes da impressão, o resultado fica muito bom. Mas uma diquinha da fotógrafa: analise bem a foto pra ver se ela realmente precisa de uma edição simples, que o app resolveria. Se for algo mais complexo, melhor usar apps como Photoshop ou Lightroom antes.
- É possível colocar nela LEDs para criar mais efeitos de luz e deixar suas fotos ainda melhores.

Um adendo: SIM, o preço dela é mais "salgado", apesar que eu mesma achei que seria maior do que é quando fosse lançada aqui no país. Na loja oficial da Fujifilm, está por R$1.399,00. Mas pensa em tudo o que ela oferece e eu citei aqui nesse post, especialmente de ela ser uma câmera híbrida 3 em 1. Sinceramente, o preço dela compensa e é um investimento que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário