quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Vamos falar da Instax Mini 11?

 Recentemente foi (finalmente) lançada aqui no Brasil a Instax Mini 11, novo lançamento da linha de câmeras instantâneas da Fujifilm que é um verdadeiro xodó de muitas pessoas ao redor do mundo. E eu convidei a maravilhosa @carolina_krol (que participou recentemente de uma live no instagram oficial da Instax Brasil) para falarmos juntas nesse post sobre a câmera e suas diferenças em relação a sua "irmã mais velha", a Instax Mini 9.


Instax Mini 11 x Instax Mini 9


A Instax Mini 9 foi lançada no mercado oficialmente em 2017 e é uma câmera instantânea (estilo "polaroid", que revela fotos na hora) semi automática. Ela é muito fácil de usar, pois possui sensor de luminosidade que indica o modo ideal. Mas mesmo com essa facilidade muita gente se perdia no processo e a foto não ficava com a luz ideal. 


Comparada com modelos anteriores lançados, um dos diferenciais da Mini 9 eram a lente close-up / selfie que vinha com a câmera e o espelho próximo a lente que facilita na hora de tirar uma selfie.

Falando da Mini 11...


A Instax Mini 11 vem com um design mais arredondado e cores pastéis, eu (Juliana) curti todas as cores. Muitas pessoas tem dificuldades de escolher a cor favorita de câmera. Mas fui da mesma opinião da Carol, a Lilás (Lilac Purple).

Testes nas palavras da Carol...


"Fiquei muita maravilhada com a evolução, logo na primeira foto vi uma diferença significativa de luminosidade e nitidez. Realmente a câmera cumpre a promessa da fabricante. 

O sensor de luminosidade e o flash são super potentes e trabalham muito bem em conjunto. 

 A lente close-up / selfie já vem acoplada na câmera (ou seja, não existe mais a necessidade daquela lente que tinha na Mini 9) e com uma ação simples está pronta para o uso. Além disso, as selfies saem com muito mais detalhes. 

Os acessórios da câmera são muito fofos e você pode personalizar deixando a Mini 11 sua cara: além da cordinha de segurança, ela vem com dois botões. Um deles é da cor da câmera e o outro brilha no escuro. 

Quanto a minha experiência com as fotos, como disse anteriormente, foram fotos lindas, claras, nítidas e cheia de detalhes. A exposição automática da mais segurança na hora dos cliques, e nos meus testes perdi apenas uma foto e foi por conta da distancia focal. Ou seja, a possibilidade de perder filmes diminuiu bastante. 

Quem ama fotografia instantânea sabe que a gente só aprende a fotografar na prática e nesse processo por conta da luz, acabamos perdendo algumas poses. Um dos testes que mais fiquei impressionada foi o da potência do flash. Apaguei todas as luzes e pedi para que minha esposa tirasse uma foto minha. Como eu já sabia que o flash era forte, cobri os olhos com as mãos para não prejudicar minha visão (sim é muito forte). O que eu não esperava era que a foto sairia perfeita mesmo a noite e com luzes apagadas. Mostrando mais uma vez que a câmera cumpre com o prometido. 

Muita gente me perguntou se eu tive alguma dificuldade, mas eu não tive nenhuma. A praticidade da câmera é maravilhosa, perfeita para quem quer comprar sua primeira Instax e nunca teve nenhum contato com a fotografia instantânea. 

Para quem trabalha com eventos a câmera também será perfeita, principalmente em eventos noturnos."

(Essa dica eu, Juliana, como fotógrafa de eventos, simplesmente amei pois realmente vai facilitar a vida nos eventos, principalmente em locais fechados e/ou com pouca luminosidade).

Vejam algumas das fotos feitas pela Carol com a Mini 11 - juro: não há nenhum tipo de edição nas imagens. Olhem que perfeição!







Outras dúvidas e curiosidades...

Muitas pessoas gostam de comprar bolsas ou cases de proteção para suas câmeras Instax. A case da Mini 9 serve na Mini 11? A resposta é NÃO! O design das duas câmeras são bem diferentes - como você pode ver na primeira imagem desse post. Segundo a própria Fuji, vem novidades por aí em relação à isso (case própria pra Mini 11? Kit com câmera e bolsa? Vamos aguardar).

Os filmes que se usam na câmera Instax Mini 11 (assim como suas antecessoras), assim como está no nome da linha, são os filmes Mini - assim como as câmeras Square/SQ usam os filmes Square e as câmeras Wide usam os filmes Wide.

Os filmes Mini tem uma variedade maior de modelos comparados com os outros modelos de filme aqui no Brasil. Além do tradicional (borda branca), existem o Black (borda preta), o Sky Blue (borda azul celeste), o Rainbow (cujas cores lembram o arco-íris em degradê) e os recém lançados Macaron (cores pastéis em degradê), Pink Lemonade (Rosa) e Comic (com desenhos em forma de quadrinhos). Claro que ao redor do mundo existem milhares de outros modelos de filmes, mas esses que citei são os que você encontra com maior facilidade em nosso país.

Assim que tiver mais novidades relacionadas à Mini 11, eu vou atualizar esse post.
Fiquem ligados! Pretendo fazer mais posts relacionados à Instax aqui no blog.

E Carol, Obrigada pela ajuda <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário