quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Resenha: DVD Horizonte Vivo Distante - Rosa de Saron



Aqui no Portal Católico, vamos inaugurar uma coluna quinzenal chamada “Dica Musical”, faremos uma seleção com resenhas de diversos CDs e DVDs musicais lançados pelos artistas católicos. E pra começar, segue para vocês a resenha do DVD “Horizonte Vivo Distante”, da banda Rosa de Saron.

No dia 10 de setembro de 2010, a banda Rosa de Saron, uma das mais conhecidas bandas de rock católico do Brasil, gravou seu segundo DVD, denominado “Horizonte Vivo Distante” no HSBC Music Hall (Antigo Tom Brasil), em São Paulo. Para quem estava na gravação desse DVD (como eu mesma) foi uma noite de muitas surpresas, fatos que são constatados também por quem assiste o DVD em seu próprio lar.

Entre músicas do então recente trabalho “Horizonte Distante” (lançado em 2009 pela Som Livre), Clássicos conhecidos da banda, regravações e músicas inéditas, o Rosa de Saron empolga a todos que vão aos shows, independente da idade e da religião (pois, além dos católicos, suas músicas conseguem chamar a atenção de públicos de outros credos).

Ao começar o show naquela noite, a energia do público pode ser notada desde a primeira música, “O Sol da Meia Noite”, aonde os fãs cantavam com uma força e uma alegria o refrão “É Deus que te faz entender toda a poesia…”, algo que foi realmente lindo de se ver. Alegria essa, que continuou nas duas músicas seguintes, os clássicos “Tudo o que é meu” e “Muitos Choram” – que, durante a música, passou um clipe animado com os integrantes da banda tocando a canção que foi muito bom de ver. Na 4ª canção da noite, a primeira das inéditas chamada “Projecto Juno” – o vocalista Guilherme de Sá faz aquela brincadeira de “eu faço e vocês repetem” que animou o público presente no HSBC.

Logo após, uma sequência de músicas do CD “Horizonte Distante” pra delírio de quem esteve presente nas gravações e pra quem viu o show no DVD: “Na Chuva ao Fim da Tarde”, “Mesma Brisa” (aonde o solo de guitarra de Eduardo Faro empolgou a galera), “Mais que um mero poema” – música que fala da realidade assustadora do mundo atual, tal qual as imagens do telão, tiradas do documentário “Falcão – Meninos do Tráfico”; “Menos de Um Segundo” – música que fala sobre a perda de pessoas que amamos e a esperança de reencontrá-las. A banda montou um vídeo colaborativo com os fãs com fotos dos fãs com essas pessoas amadas que estão no céu.

Outra surpresa para os fãs que estiveram presentes na gravação do DVD foi durante a música “Folhas do Chão”. Quem esteve no HSBC naquele dia se empolgou com a nova versão da música, que continha no meio um trecho da canção “With Or Without You”, da banda U2. Mas infelizmente, os irlandeses não autorizaram o uso da música no DVD, por isso quem assiste o DVD acaba vendo uma versão editada de Folhas do Chão, como se fosse a versão original do CD “Horizonte Distante”. Mas a banda continua a tocar a nova versão nos shows pelo Brasil.

Logo após, Guilherme de Sá anuncia a próxima canção: “Essa música não é nossa, mas a gente gostaria que fosse”. Bastou isso para que os primeiros acordes de “Mais Uma Vez”, canção conhecida na voz de Renato Russo e da banda 14 Bis fizesse o público cantar mais forte ainda. Depois, em um momento “voz e violão”, Guilherme e Eduardo no palco cantam a clássica “Sem Você” em seguida a inédita “Meu Abandono”.

Única participação especial desse DVD, o cantor Maurício Manieri junta-se ao Rosa de Saron para cantar uma música da banda que ficou conhecida em outro DVD da banda, o “Acústico e Ao Vivo” (2008): Rara Calma. Para quem estranhou a presença de Maurício no show se perguntando “O Que tem a ver Maurício Manieri com Rosa de Saron?” se surpreendeu muito com a participação dele na música.



“Minha Triste Imperfeição” vem logo após e anima os fãs da banda em um clima mais intimista. Depois, mais uma surpresa: “Além do Meu Jardim”, belíssima música originalmente do álbum “Casa dos Espelhos” (2005) e que nunca tinha sido tocada ao vivo pela banda, empolga ainda mais a todos os presentes. Em um momento belíssimo de oração, o baixista e fundador da banda, Rogério Feltrin, faz uma pregação sobre a importância de Deus nas nossas vidas: sobre o amor Dele por nós e como isso é algo que devemos levar para nossas vidas, emocionando todo o público que cantou junto com a banda “Real em Mim”, música inédita que a banda liberou na internet para os fãs dias antes da gravação para que todos os presentes cantassem junto com eles. Logo em seguida, emendada na música começa “Parusia”, do CD “Depois do Inverno” (2002) que ganhou uma nova roupagem.

O fato a seguir não entrou na versão do DVD, mas quem esteve na gravação teve a oportunidade de assistir: foi passado em um telão um vídeo com o discurso do ativista Martin Luther King falando sobre o “sonho de liberdade” – sonho que, naquela época, nos EUA, o “Apartheid” disfarçado que existia alí chegasse ao fim e que ninguém mais sofreria por causa de sua cor de pele. Nas palavras do próprio MLK: “Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!”. No fim deste vídeo a banda volta ao palco e canta outra música inédita – “Liberdade”. Logo após, mais duas músicas conhecidas da banda: “Invisível” (que, no final da música, teve um show particular do baterista Grevão, em um solo espetacular) e “Lembranças”.

Chegando a parte final do DVD, a última música inédita daquela noite: “Mais Além”, uma canção que fala sobre a busca da nossa fé que, muitas vezes, acabamos perdendo por causa das coisas que acontecem no nosso dia-a-dia e, quando acontecem coisas que não esperamos, acabávamos nos perguntando “Onde está minha fé e o que ela me dava?”. Mesmo assim, sempre tentamos buscar acreditar em algo para não enlouquecer, pois a nossa fé não nos deixa loucos, ou como diz em um verso dessa música: “sem perder a razão ela me transformava”. Enquanto a banda toca essa música, o público brincava com bolas brancas gigantes. Era até difícil saber o que fazer naquela hora: olhar pra banda, cantar ou ficar jogando as bolas quando elas iam na sua direção (risos).

Fechando o show, a música mais conhecida da história da banda: Do Alto da Pedra. Nem preciso dizer o quanto que o público presente deu um show cantando junto toda a canção. A banda sai do palco, mas os fãs não se contém e começam a gritar em coro “A Saideira! A Saideira!”. Foi o que bastou pro Rosa de Saron voltar ao palco e tocar a última música, “Velhos Outonos”, com direito a trecho inicial a capella em inglês pelo Guilherme. A música, parte cantada e parte recitada por diversas pessoas em um vídeo, fechou o DVD com chave de ouro e assim, um a um, os integrantes saem do palco enquanto o público dá um show final cantando os versos em inglês da canção: “I can trust you, I can see. I can try, I can feel it. Cause tomorrow will be better,we must believe it”.

Um show empolgante, digno de quem realmente sabe fazer música e sabe como chamar a atenção de seu público. Isso, o Rosa de Saron faz com maestria e qualidade excepcional. Um show realmente emocionante, que leva Deus a todas as pessoas (em especial, aos jovens) de forma única e especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário