domingo, 18 de dezembro de 2011

Dica Musical: DVD Deus é Deus e Vice-Versa


Comemorando 10 anos de carreira, a banda de hardcore católico The Flanders lançou em 2011 o DVD “Deus é Deus e Vice-Versa”,pela gravadora Codimuc. Entre sucessos da banda, a inédita “Sempre” e participações especiais, a banda entra nessa nova fase com uma força inovadora ainda maior e deixa ainda mais clara a sua missão: levar a palavra de Deus às pessoas através de seu rock contagiante. Confira abaixo o nosso “faixa-a-faixa” do DVD (algo tradicional da nossa coluna) e uma entrevista bem legal com o Tchelão, vocalista do The Flanders.

O Show, gravado em Campinas (São Paulo) começa com a contagiante“Alice”, do CD “Reverso”. Logo depois, os sucessos “Beleza Interior”, “Barata Cascuda” e “Atiraram o pau no gato”. Letras irreverentes com mensagens legais que chegam aos jovens é marca registrada do grupo…“Tio Zé” é mais uma música que está no DVD que segue o estilo. Já em “Demasia” (com participação especial do Jonny, vocalista da banda Via33), uma frase em particular chamou demais a minha atenção quando escutei: “Os sentimentos bons não morrerão em mim…” – Isso é o que toda pessoa deveria fazer, pois os bons sentimentos são capazes de mover montanhas.

Logo em seguida, no show, a banda faz um medley com as músicas “A Festinha / Pamonha de Piracicaba / O Alienígena / Diolinda”. Depois, “Vinde a Mim”. Outra participação especial do DVD, Marcelo Mancini (vocalista da banda Strike) divide os vocais com Tchelão na música “Lembranças”, no qual Mancini também participou na versão que está no CD Reverso. Em “respostas”, a banda fala que apenas Deus pode fazer a gente viver algo diferente e nos tornar melhores…só Deus chega ao nosso coração com todas as respostas das dúvidas que adquirimos durante a vida. “Mais perto de você” é uma forma de dizer o quanto dependemos do amor do nosso Pai do Céu. Logo depois, vem “Ao Acordar” e “Música Calma para Ouvidos Sensíveis”. A música inédita “Sempre” mostra que Deus sempre está com a gente…essa música mexeu demais comigo, em especial nesse trecho: “…E o teu olhar me fez acreditar/que lá dentro de mim ainda existe um lugar/longe dos medos sem as marcas./Pois só você me faz entender/Que não importa, o que digam pois eu sei/que nos momentos mais difíceis, você sempre esteve aqui…”.

Já na parte final do show, vem “Abril”, “Tudo”. Já em “Medley/Medley 2″, pra quem não percebeu são canções que são “clássicas” na música católica em formato hardcore, como: “Amar como Jesus amou, pensar como Jesus Pensou…” e “Mãezinha do Céu, eu não sei rezar…” entre outras. O Gran finale do show que está no DVD vem com “Hugo Losão”, “Reverso” e “Santo Anjo” (uma das minhas favoritas desde que conheci o trabalho do The Flanders). Energia, Musicalidade e Espiritualidade – essas três palavras resumem o DVD “Deus é Deus e vice-versa” pra quem assiste, assim como é o The Flanders pra quem vê a banda ao vivo. E pra quem não sabe, ainda tem a participação do Francis Botene (tecladista do Anjos de Resgate) que participou de quase todas as músicas e, segundo a banda, ajudou com os arranjos das músicas acústicas.

Agora, com vocês…uma entrevista bem bacana que fizemos com o Tchelão, vocalista do The Flanders.



PORTAL CATÓLICOS – VIA LUMINA: Como que foi o processo que deu origem ao DVD?

TCHELÃO: Foi bem natural, pois a banda acabara de completar 10 anos e queríamos muito dar um presente especial aos fãs. Por isso pensamos em um DVD, já que havíamos lançado a pouco tempo o CD “Reverso” e a intenção era mostrar à todos que ainda não haviam assistido um show do Flanders toda energia da banda ao vivo. Colocamos essa idéia nas mãos de Deus, rezamos, ensaiamos, mas não tínhamos dinheiro…rs! Foi aí que pintou a Codimuc (gravadora na qual já havíamos lançado nossos dois primeiros CDs) e tudo aconteceu.

PORTAL CATÓLICOS – VIA LUMINA: Porque o nome “Deus é Deus e vice-versa”?

TCHELÃO: Foi uma idéia da Lize Borba (diretora do DVD), resgatando uma frase que usamos no final do primeiro CD. Muitas pessoas tentam explicar o que é Deus e nossa idéia foi mostrar que Ele é apenas DEUS… é tudo! “Eu sou aquele que é”.

PORTAL CATÓLICOS – VIA LUMINA: Como foi a escolha das músicas que entraram para o DVD?

TCHELÃO: Colocamos as músicas mais pedidas pelos fãs. Fizemos algumas enquetes e depois nos reunimos para escolher. Foi um consenso.

PORTAL CATÓLICOS – VIA LUMINA: Quais foram as expectativas e as emoções que vocês sentiram no dia da gravação?

TCHELÃO: Muitas emoções (como diria Roberto Carlos…rs). Não tínhamos muita experiência em gravar DVD e podemos dizer que não foi tão fácil. Tivemos muitos problemas técnicos no dia da gravação, mas com a graça de Deus tudo foi superado e o resultado está aí. Fora isso, você chegar no local e ver toda aquela galera, de vários estados, com bandeiras, faixas, etc… tocou muito nosso coração.

PORTAL CATÓLICOS – VIA LUMINA: E quais foram as participações especiais nesse DVD? Porque da escolha de cada uma?

TCHELÃO: Francis Botene (tecladista do Anjos de Resgate) sempre foi um músico muito admirado por todos na banda e ele nos ajudou muito em alguns arranjos, principalmente nas músicas acústicas, Jonny (Via 33), amigo de estrada, nós o escolhemos para representar o Via 33 que é uma banda pareceira e que também curtimos muito e o Marcelo Mancini (Strike) que já havia gravado com a gente no CD Reverso e é um cara super humilde que admiramos muito também.

PORTAL CATÓLICOS – VIA LUMINA: O DVD tem características diferenciadas e inovadoras em relação a outros DVDs de música católica. Vocês poderiam comentar sobre isso?

TCHELÃO: Eu e o Coelho, tivemos uma reunião com a Lize Borba para ver como estava ficando a finalização do trabalho e sentimos a necessidade de radicalizar. Demos toda liberdade a ela para que fizesse coisas bem diferentes do convencional na hora da edição. Talvez por isso tenha demorado tanto para ficar pronto…rs, mas acho que o resultado valeu a pena.

PORTAL CATÓLICOS – VIA LUMINA: Nesses 10 anos, vocês devem ter presenciado histórias de fãs que mudaram o seu jeito de pensar, agir, e que tiveram uma mudança de vida, em especial com relação a fé. Teve alguma que mais emocionou vocês?

TCHELÃO: Temos muitas, principalmente de jovens, mas até hoje a que mais me emociona é de um pai de família que sentiu o amor de Deus através de uma música (Ao acordar) e desistiu do suicídio.

PORTAL CATÓLICOS – VIA LUMINA: Quais os próximos planos do The Flanders para esse resto do ano de 2011?

TCHELÃO: Fazer o lançamento oficial do DVD que também será algo inédito na música católica, tocar muito e levar essa mensagem para o maior número possível de pessoas.

PORTAL CATÓLICOS – VIA LUMINA: Vocês podem deixar uma mensagem para os internautas que acessam o Portal Católicos da Via Lumina?

TCHELÃO: Não deixem nunca de acreditar que Deus está ao seu lado, olhando por você, cuidando de você e nos momentos mais difíceis é com Ele que você pode contar. Obrigado a todos pelo carinho de vocês. Vocês fazem o The Flanders! Thanxxxx!

Por: Juliana Menegussi - Portal Católicos - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário