quarta-feira, 1 de março de 2017

Socorro! Meu HD Externo pede pra formatar!

Essa é uma dica preciosa pra todas as pessoas, inclusive pra mim e tantos outros fotógrafos por aí: fazer back-up de todos os trabalhos. Eu mesma faço back-up dos meus de inúmeras formas (mas não foi sempre assim). Eu uso muito um HD Externo, e simplesmente um dia, quando fui usá-lo, ele pediu pra formatar. SOCORRO! E AGORA?

Eu não podia formatar, porque tinha muitas coisas importantes (fotos e outros documentos) naquele HD. Fiquei literalmente desesperada. Eu só lembro que a busca na internet pra resolver esse problema foi demorada, mas eu a encontrei: era um link do Blog “Internet Mais Dicas (IMD)” – que, quando fui pegar o link direto na web, dá que a página da web não está disponível – e eu vou reproduzir o texto deles aqui pra vocês, com todas as dicas.

Foi extremamente útil pra mim, pois consegui recuperar todos os arquivos do HD, sem que nenhum estivesse danificado.

ps: deixei o conteúdo copiado em negrito pra diferenciar do que eu mesma escrevi nesse post.

Bom pessoal, essa semana meu computador infelizmente, deu um problema e eu tive que manda-lo para manutenção…:((( dai retirei um dos hds, no qual fiz backup de todos os meus arquivos e coloquei numa case para hd, que eu tinha para poder acessar meus aquivos pelo meu netbook.

Quando tentei acessar o tal hd, que estava dentro da Case, descobri que o meu netbook não estava reconhecendo ele…então fiz aquele procedimento normal para fazer o sistema reconhecer o hd que é iniciar >> ferramentas administrativas >> gerenciamento de computador >> gerenciamento de disco >> dai eu atribui uma unidade a ele e ele passou a aparecer (lembrando que fiz tudo isso sem formatá-lo, pois existiam arquivos importantes neste hd e que eu não queria perder).

Ele ficou aparecendo assim:



***percebam que ele está aparecendo na unidade f: 

 Dai toda vez que eu clicava nele, aparecia esta mensagem:



Sendo que a ultima coisa que eu queria era formatar meu hd, pois como eu havia dito, tinha muitos arquivos importantes nele. Dai decidi voltar em iniciar >> ferramentas administrativas >> gerenciamento de computador >> gerenciamento de disco >> e desfazer o que havia feito, no caso coloquei o hd em offline. 

Bom depois de ver muitos tutoriais e de já está desesperada, pensando que tinha perdido tudo que estava no meu hd…simplesmente reiniciei meu netbook com o hd plugado…dai quando eu reiniciei apareceu novamente meu hd, sendo que dessa vez apareceu na letra E:, e quando cliquei sobre ele, novamente apareceu a mensagem acima, sendo que dessa vez pedia para formatar a unidade E:  e depois aparecia uma mensagem de erro, quando eu cancelava a mensagem de formatar.

Emfim já sem esperança alguma…encontrei em umas anotações antigas, da época do DOS, um modo de resolver esse problema.

Na anotação dizia que eu teria que utilizar o comando, o CHKDSK (Check Disk),  que é um comando dos sistemas DOS e MS Windows que verifica a integridade do sistema de arquivos de um disco rígido ou disquete (na época né) juntamente com /f (o /f serve para corrigir os erros no disco). 

E para utilizar esse comando eu teria que entrar no modo cmd (já que eu utilizo o windows 7 hoje em dia né)…e foi o que eu fiz…

cliquei em iniciar e em seguida escrevi cmd ( veja na figura abaixo):



Bom e lá tinha dizendo num tutorial que se eu utilizasse o comando abaixo, eu conseguiria encontrar os arquivos de um hd ou disquete (lembrando que meu hd não foi formatado).

chkdsk Aqui coloca a unidade do meu HD: /f 

no meu caso ficaria assim:

chkdsk E: /f

Eu tentei pessoal e logo apareceu a seguinte tela:


Depois de esperar alguns minutos e para minha felicidade total, meus aquivos estavam no hd e finalmente consegui acessá-los através de meu netbook e a mensagem de formatar não apareceu mais.

Particularmente, não sei se isso resolve em caso de pendrives. Se alguém que ler esse post resolver testar, me avise se deu certo. Espero que gostem dessa dica =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário