quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Resenha: DVD Tecnomacumba (A Tempo e Ao Vivo)



Independente da crença religiosa de cada um, eu recomendo e muito esse DVD pois ele é a cara da cultura brasileira, a nossa cultura de raíz africana, que se formou no nordeste e está presente em todo o país há séculos. Mas, para entender o show e sua formação nesse DVD da cantora maranhense Rita Ribeiro (que trocou seu sobrenome artístico para “Beneditto”), eu preciso contar uma pequena história.

Em 2006, Rita lançou o inovador álbum “Tecnomacumba” (o termo criado pela própria cantora surgiu da mistura de músicas religiosas afro-brasileiras com ritmos eletrônicos). O álbum foi resultado de shows que viraram uma verdadeira intervenção cultural, que começou em 2002. O sucesso foi tão estrondoso, que o público pedia um registro ao vivo do show.



O CD e DVD “Tecnomacumba – A Tempo e Ao Vivo” foi lançado em 2009 e é uma parceria da Manaxica Produções, da Gravadora Biscoito Fino e do Canal Brasil (canal de TV pago). O projeto foi gravado em um grande show no Vivo Rio que contou com participação de Maria Bethânia e tem nos extras depoimentos de Alcione, Ney Matogrosso, Angela Leal e Jean Wyllys. O vídeo comemora seis anos de sucesso do projeto, que continua na estrada despertando curiosidade e trazendo cada vez mais pessoas aos shows.

Ao assistir o show, você se surpreende com a voz, o carisma e a presença de palco da cantora e, a banda que a acompanha, “Os Cavaleiros de Aruanda”, é um show a parte de talento e profissionalismo. Um DVD que agrada a todos: adeptos da Umbanda e do Candomblé, Apreciadores da boa música brasileira e para quem gosta de conhecer culturas diferentes, independente de sua religião. Uma ótima dica de DVD musical.

Faixas do DVD 

01 – Divino 
02 – Saudação 
03 – Moça Bonita/ Pontos De Pombagira 
04 – Domingo 23/ Pontos De Ogum 
05 – Cavaleiro De Aruanda/ Pontos De Oxossi 
06 – Babá Alapalá/ Pontos De Xangô 
07 – Xangô, O Vencedor/ Pontos De Xangô 
08 – Oração Ao Tempo/ Pontos De Tempo 
09 – Deusa Dos Orixás/ Pontos De Iansã 
10 – Iansã/ Pontos De Iansã 
11 – Rainha Do Mar/ Pontos De Iemanjá 
12 – É D´Oxum/ Pontos De Oxum 
13 – Coisa Da Antiga/ Pontos De Preto Velho 
14 – Cocada/ Pontos De Eres 
15 – Jurema 
16 – Tambor De Crioula 
17 – Canto Para Oxalá

Nenhum comentário:

Postar um comentário