sexta-feira, 19 de julho de 2024

Enfrentando o medo de dirigir

 Sempre gostei de carros (e da liberdade de ir e vir que o ato de dirigir). Tirei minha carta em 2010, aos 20 anos de idade. Pouco tempo depois, com pouca experiência e assustada após um brucutu bater em meu carro e vir ainda pra cima de mim e me xingar - típico de certos tipos de "homem" com h minúsculo que só crescem para cima de mulheres - eu peguei trauma de volante.

Logo depois, a Uber começou a operar no Brasil e aí que eu "desisti" de dirigir, por mais que eu tivesse um grande incentivo para voltar à dirigir. Passaram mais de 10 anos desses fatos...


JUNHO DE 2024: Depois de muitas boas mudanças que ocorreram em minha vida nos últimos tempos, eu comecei a sentir cansaço de depender de uber ou de terceiros para me locomover. Comentei com meu pai: "Será que é uma boa eu fazer aquelas aulas para habilitados para voltar a dirigir?" E meu pai foi a primeira pessoa a me incentivar, logo em seguida a minha mãe.

Encontrei uma escola perto de minha casa e marquei a aula avaliativa para ver como eu estava, se eu ainda lembrava de alguma coisa depois de tantos anos. Eu tremia mais do que uma vara verde em uma ventania...rsrs. Era o medo que estava me dominando e começou logo que vi qual seria o carro, um Renault Duster. "Eu não vou conseguir tirar esse carro daí", pensava, mesmo o carro sendo automático.

O instrutor, Ralph, teve uma paciência inacreditável comigo. E mesmo tremendo demais, eu consegui tirar o carro da vaga e dirigi pelo bairro, em pleno horário de rush de São Paulo, em uma sexta feira no final da tarde, com direito a um trecho em plena Av. Salim Farah Maluf, uma das mais movimentadas da capital. Que loucura!

E foi uma sensação de liberdade muito gostosa!

Fechei meu pacote de aulas após a avaliação e na semana seguinte, comecei as aulas. Sempre com a Duster (gostei de dirigir carro grande). Na primeira aula desse combo, ao contrário da avaliação, eu não tremi e nem fiquei com medo, só com receios normais de quem não dirigia. E com o passar dessas primeiras aulas, sinto que estou evoluindo aos poucos. Tenho muito o que aprender ainda? Com toda a certeza que sim! Ainda mais que estou indo para a quinta aula de um total de 25. 

E o mais legal é o incentivo de familiares e amigos que me incentivam a fazer as aulas e dirigir.

Quem sabe quando eu estiver mais confiante, eu atualize vocês com imagens minhas dirigindo?! Ainda é só o começo mesmo, mas logo estarei rodando por aí. E eu atualizo esse post aqui mostrando.

Um conselho? Se você tiver medo (seja de dirigir ou de qualquer outra coisa), na hora que você se sentir preparada/o, enfrente esse medo com todas as suas forças e celebre suas pequenas vitórias e evoluções. Sensação melhor não há!


Nenhum comentário:

Postar um comentário