terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Resenha: A Travessia da Serra Que Chora




Um dos filmes brasileiros com temática religiosa mais bonitos que já vi e recomendo muito! É um filme sobre Nossa Senhora Aparecida (Nossa mãe e padroeira do Brasil), mas que não conta especificamente sobre a história da santa, de como a imagem foi achada, etc. O filme é mais sobre como a Mãe Aparecida, através de sua intercessão junto a Deus, pode fazer as nossas vidas tomarem novos rumos, mesmo que a gente tenha errado muito na vida.

Esse filme foi lançado no dia 12 de outubro de 2008 e é o primeiro filme católico gravado em High Definition (HD – Alta Definição) em uma parceria inédita entre as TVs Aparecida e Século 21. Duas grandes emissoras educativas promovem um trabalho em conjunto desenvolvendo e valorizando a dramaturgia e a qualidade das produções brasileiras. Pela primeira vez na história duas emissoras católicas se unem para realizar um filme. E foi com alegria que a TV APARECIDA E TV SECULO 21, realizaram em conjunto uma produção muito especial. Quer saber mais sobre o filme?

“A Travessia da Serra Que Chora” conta a história de Zé Renato, que é um trabalhador que se vê pressionado e vítima de chantagem após ter aceitado um suborno. Por isso, ele faz uma promessa: se ficar livre dessa opressão irá de sua cidade até Aparecida, atravessando a Serra da Mantiqueira a pé. Mantiqueira é uma expressão indígena que quer dizer “Serra que Chora”, (nome atribuido pelas inúmeras cachoeiras existentes na serra).

O chantagista acaba sendo preso por outras razões e Zé se vê livre da chantagem. Por isso, ele parte para cumprir a promessa junto com seu patrão, homem experiente e sábio, que já faz esta caminhada uma vez por ano.Contudo, Zé parte deixando problemas pendentes em casa (em seu casamento e com o filho Eduardo, no qual eles não conseguem se entender desde que o filho viu o pai fazendo coisas erradas) e no trabalho.

Durante a caminhada, auxiliado pelo patrão, ele reflete sobre sua vida e seus problemas. Ele enxerga seus erros e opta por uma mudança de comportamento construtiva.

Chegando ao Santuário de Aparecida ele será um homem transformado, cheio de força e de fé.

Então, ele volta para resolver os problemas que havia deixado pendentes. Ao resolvê-los, faz um resgate de sua família e dos valores mais profundos da vida.

No elenco temos: Jota Macedo, Ligia Maia, Cláudio César, Ana Paula Rocha, Marcos Valentim e Caroline Ferraz, com participação especial de André Marthins, Guilherme de Sá e Banda Rosa de Saron.
Roteiro: Vicente Abreu, da TV Século 21.
Direção: Zeca Portela, da TV Aparecida, e Vicente, TV Século 21

Como disse, um filme lindo e emocionante, vale muito a pena assistir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário