terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Fui e voltei algumas vezes: Minha experiência vendendo pelo ENJOEI


Dicas de empreendedorismo é com a Jujubinha aqui! Quem acompanha meu blog há um tempo, sabe que já fiz (e ainda faço) vendas de algumas coisas usadas que eu tenho - e, em bom estado - pra conseguir um extra. Já falei da Shopee em duas situações, em 2020 e em 2021 - e agora vou falar da minha experiência em outra plataforma, o enjoei.

NÃO é a primeira vez que eu tenho uma lojinha nesse site - conheço o enjoei desde 2014, quando trabalhei em uma agência de propaganda que tinha muitos clientes da área de moda. Minha lojinha atual abri faz pouquíssimo tempo pois tinha várias coisas paradas que quero vender. Quem quiser olhar (e comprar, vai saber), o link é www.enjoei.com.br/@jujubaluba

Focado nessa experiência e de todas as experiências anteriores, vou falar o que eu gostei e o que não gostei no uso do site.

O QUE GOSTEI

- A facilidade em conseguir vender boa parte dos produtos que tenho
- O recebimento rápido e seguro do dinheiro que você recebe
- Não precisar de burocracias que outros sites pedem (como tamanho de caixa, medidas, códigos de barras, etc) para anunciar
- Dois tipos de anúncios, com diferentes taxas de venda
- Opções de transportadoras além dos correios tradicionais, o que ajuda a despachar a venda mais rápido.

O QUE NÃO GOSTEI

- Falta de informações sobre o cliente no pós venda, pra entrar em contato com o mesmo (antes era possível ter o nome completo e até o telefone / whatsapp do mesmo. Nunca tive nenhum tipo de problema. Agora, só é possível falar com os compradores em um chat próprio do enjoei e uma pessoa conseguiu me dar um golpe).
- Não conseguir falar com o pessoal do enjoei para resolver problemas (como o golpe que tomei uma vez). E quando dá pra pedir ajuda, em um lapso de sorte, são respostas tão robotizadas que conversar com a Robô Rose dos Jetsons (um desenho animado das antigas) ou com a Alexa e outras assistentes virtuais soa mais inteligente e eficaz.
- Não poder colocar os produtos individualmente nas promos de descontos deles (tem que ser sempre uma categoria de produtos, e nem sempre você quer colocar todos os produtos com desconto para vender mais rápido. Afinal, se vender desconta de você e não da taxa deles né?)
- As comunicações serem sempre focados em pessoas famosas. Se focassem nos vendedores 5 estrelas, traria uma confiança maior tanto para vendedores quanto para compradores. E no caso de vendedores, sabe aquele ditado "se ele tá conseguindo, eu também consigo"? Então...

Minha loja atual no enjoei eu abri no ano passado, pois ainda tenho bastante coisa que quero vender de usados - mas já conheço esse site há mais de 10 anos. Tem muitas coisas que eles melhoraram, mas tem coisas antigas que poderiam voltar pois eram bem melhores.
Se a Ana Luiza (fundadora do enjoei) e companhia focasse no que é realmente bom para os vendedores e trazer segurança para os compradores, o enjoei tem tudo para evoluir mais e arrebentar a boca do balão na internet. Quem sabe ela leva em consideração alguma coisa do que eu disse de dica.
Mas, em ambitos mais gerais, para quem quiser fazer um extra vendendo na internet, o enjoei é uma boa pedida.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário