Oi pessoal, tudo certinho? Hoje vou falar da Instax Mini 11, câmera instantânea da Fujifilm, lançada no ano passado (inclusive, já fiz anteriormente um post comparativo dela com o modelo anterior, a Mini 9 junto com a Carol Altino).
A ideia agora é desvendar a Mini 11 em todos os detalhes possíveis.
SOBRE A INSTAX MINI 11
A Instax Mini 11 foi lançada em 2020 e é uma versão atualizada da Mini 9.
A proposta dessa linha de câmeras é ser uma câmera instantânea, analógica 'automática', com poucos recursos complexos, onde o usuário mira onde quer fotografar e a aperta o botão. Não tem a possibilidade de ver como a foto vai ficar antes de sair revelada, então cria-se uma surpresa/mistério que pode ser uma foto muito boa ou uma bem estranha.
A Fujifilm Instax Mini 11 é uma câmera que chama atenção logo de cara por conta de seu design diferenciado, que foi mudado comparado com os modelos anteriores que seguem a mesma pegada (como a Mini 9). Com cinco opções de cores - rosa, branco, azul, roxo (que é a que eu tenho) e preto - o aparelho é bastante compacto, podendo ser manuseado com apenas uma mão. Uma cordinha que se prende ao pulso garante que a operação da câmera será segura.
A ideia de fotos instantâneas também merece destaque. Utilizando o formato próprio da Fujifilm, a câmera é fácil de operar. Afinal, são apenas dois botões: um para “ligar”, que na verdade abre e expande as lentes, e o acionador de fotos, que faz a captura. Diferente da Instax Mini 9, a Mini 11 tem o modo "Close-Up" (para selfies) acoplado na própria lente: é só dar uma puxada pra acionar até aparecer a marca "Selfie ON". No início, dá um medo de puxar com força, porque a gente fica com medo de quebrar. Mas pode puxar forte mesmo.
Como não há como desligar o flash nem controlar sua potência, há o risco das fotos estourarem, dependendo da iluminação do local onde você for fotografar. Uma dica: ligue a câmera, e espere pelo menos uns cinco minutos para que o sensor dela acostume com o ambiente antes de fotografar. Isso diminui um pouco o risco.
As capturas são automaticamente geradas e saem a partir da parte superior da câmera. Em menos de 10 minutos a foto já está bem nítida, tempo necessário para que o processo de revelação aconteça naturalmente.
OUTRAS INFORMAÇÕES...
- E qual o filme comprar para usar nessa câmera? Simples, são os filmes que estão escritos na caixa "Instax Mini". Cada kit de impressão Mini 11 é capaz de imprimir até 10 fotos. A qualidade das imagens é muito elogiada, mas é preciso levar em consideração que a definição não é o ponto forte de uma foto gerada de forma analógica. Além disso, o efeito vintage é o mais procurado nesse tipo de equipamento. Ou seja, não espere fotos com qualidade de foto de celular, porque você não terá.
- As câmeras Instax Mini 11 funcionam com duas pilhas AA ALCALINAS, e são suficientes para uma média de 100 capturas. ATENÇÃO: Caso não for fotografar, retire as pilhas do compartimento antes de guardar sua câmera.
- Faça "Fotos Fake" de tempos em tempos com sua câmera. "Como assim, foto fake?"
Com a câmera sem filme, ligue-a e dispare como se fosse realmente tirar uma foto. Isso é importante, caso você fique um bom tempo sem fotografar, para fazer os componentes internos de sua instax rodarem e você ver como está o funcionamento dela.
- Por não ter como desligar o flash e nem controlar sua intensidade, eu recomendo não usar a Mini 11 para fotografar menores de 1 ano. A sensibilidade da visão dos bebês é muito grande e existem pesquisas médicas relacionando luzes de flash com problemas de visão dos pequenos. Se para nós, adultos, o flash forte já incomoda....imagina para eles?! Se quiser fotografar os pequenos com fotos instax, escolha uma câmera que dê para desligar o flash, como a Mini Liplay e a SQ20, ou então compre a impressora Instax Mini Link e imprima fotos do seu celular.
OPINIÃO FINAL
Gostei muito da Mini 11 e os detalhes que evoluíram, comparados com a Mini 9. Algumas poucas coisas me incomodaram particularmente, como o erro de paralaxe que continua e esse flash mega forte em alguns momentos. Mas com toda a certeza, ela tem mais pontos fortes que fracos. Para quem quer começar na fotografia instantânea, eu recomendo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário