quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Um pequeno guia (e minha opinião) sobre a Instax Mini 11

 Oi pessoal, tudo certinho? Hoje vou falar da Instax Mini 11, câmera instantânea da Fujifilm, lançada no ano passado (inclusive, já fiz anteriormente um post comparativo dela com o modelo anterior, a Mini 9 junto com a Carol Altino).

A ideia agora é desvendar a Mini 11 em todos os detalhes possíveis.


SOBRE A INSTAX MINI 11

A Instax Mini 11 foi lançada em 2020 e é uma versão atualizada da Mini 9.

A proposta dessa linha de câmeras é ser uma câmera instantânea, analógica 'automática', com poucos recursos complexos, onde o usuário mira onde quer fotografar e a aperta o botão. Não tem a possibilidade de ver como a foto vai ficar antes de sair revelada, então cria-se uma surpresa/mistério que pode ser uma foto muito boa ou uma bem estranha.

A Fujifilm Instax Mini 11 é uma câmera que chama atenção logo de cara por conta de seu design diferenciado, que foi mudado comparado com os modelos anteriores que seguem a mesma pegada (como a Mini 9). Com cinco opções de cores - rosa, branco, azul, roxo (que é a que eu tenho) e preto - o aparelho é bastante compacto, podendo ser manuseado com apenas uma mão. Uma cordinha que se prende ao pulso garante que a operação da câmera será segura.

A ideia de fotos instantâneas também merece destaque. Utilizando o formato próprio da Fujifilm, a câmera é fácil de operar. Afinal, são apenas dois botões: um para “ligar”, que na verdade abre e expande as lentes, e o acionador de fotos, que faz a captura. Diferente da Instax Mini 9, a Mini 11 tem o modo "Close-Up" (para selfies) acoplado na própria lente: é só dar uma puxada pra acionar até aparecer a marca "Selfie ON". No início, dá um medo de puxar com força, porque a gente fica com medo de quebrar. Mas pode puxar forte mesmo.



Há uma evolução na positiva na iluminação e nitidez. As fotos que são tiradas com ela são impressas com uma nitidez muito boa e o flash é muito potente, que pode ser positivo em locais escuros/com pouca luminosidade. Mas essa potência toda pode ter questões negativas: te deixar com "cara de fantasma" em uma selfie - o flash ir em direção ao seu rosto e "estourar para o branco" nele.

Como não há como desligar o flash nem controlar sua potência, há o risco das fotos estourarem, dependendo da iluminação do local onde você for fotografar. Uma dica: ligue a câmera, e espere pelo menos uns cinco minutos para que o sensor dela acostume com o ambiente antes de fotografar. Isso diminui um pouco o risco.

As capturas são automaticamente geradas e saem a partir da parte superior da câmera. Em menos de 10 minutos a foto já está bem nítida, tempo necessário para que o processo de revelação aconteça naturalmente.

OUTRAS INFORMAÇÕES...

- E qual o filme comprar para usar nessa câmera? Simples, são os filmes que estão escritos na caixa "Instax Mini". Cada kit de impressão Mini 11 é capaz de imprimir até 10 fotos. A qualidade das imagens é muito elogiada, mas é preciso levar em consideração que a definição não é o ponto forte de uma foto gerada de forma analógica. Além disso, o efeito vintage é o mais procurado nesse tipo de equipamento. Ou seja, não espere fotos com qualidade de foto de celular, porque você não terá.

- As câmeras Instax Mini 11 funcionam com duas pilhas AA  ALCALINAS, e são suficientes para uma média de 100 capturas. ATENÇÃO: Caso não for fotografar, retire as pilhas do compartimento antes de guardar sua câmera.

- Faça "Fotos Fake" de tempos em tempos com sua câmera. "Como assim, foto fake?"
Com a câmera sem filme, ligue-a e dispare como se fosse realmente tirar uma foto. Isso é importante, caso você fique um bom tempo sem fotografar, para fazer os componentes internos de sua instax rodarem e você ver como está o funcionamento dela.

- Por não ter como desligar o flash e nem controlar sua intensidade, eu recomendo não usar a Mini 11 para fotografar menores de 1 ano. A sensibilidade da visão dos bebês é muito grande e existem pesquisas médicas relacionando luzes de flash com problemas de visão dos pequenos. Se para nós, adultos, o flash forte já incomoda....imagina para eles?! Se quiser fotografar os pequenos com fotos instax, escolha uma câmera que dê para desligar o flash, como a Mini Liplay e a SQ20, ou então compre a impressora Instax Mini Link e imprima fotos do seu celular. 

OPINIÃO FINAL

Gostei muito da Mini 11 e os detalhes que evoluíram, comparados com a Mini 9. Algumas poucas coisas me incomodaram particularmente, como o erro de paralaxe que continua e esse flash mega forte em alguns momentos. Mas com toda a certeza, ela tem mais pontos fortes que fracos. Para quem quer começar na fotografia instantânea, eu recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário