segunda-feira, 23 de março de 2020

Vender fotos Instax Mini em eventos: Vale a pena?!

 Desde que ganhei minha Instax Mini 9 em 2018 (em um sorteio no instagram) e depois comprando a minha impressora Instax Share SP-2 lá em Paris quando viajei pra Europa ano passado, resolvi falar aqui nesse post hoje (aproveitando que tô em casa, meio sem saber o que fazer nesse caos desse tal de Covid-19) pra falar de algo que fiz muito em 2019: fotografar eventos com a Instax e vender as fotos.

Foto da minha bancada na Feira Garden Mix (2019)

O que eu vou falar aqui é a MINHA EXPERIÊNCIA de um pouco mais de um ano do negócio, no que eu testei, acertei, errei...outras pessoas podem ter experiências diferentes das minhas, e eu acho válido relatar o que eu vivi e o que eu aconselho.

Quem quer trabalhar vendendo fotos instantâneas eu RECOMENDO DEMAIS. Mas como tudo o que fazemos, você tem que lembrar que isso é um trabalho que você está fazendo 100% por sua conta. E como todo empreendedor, você tem que se planejar para fazer o negócio dar certo e você não ter prejuízo.

E como fazer isso? Vou falar o que eu fiz.

1) Eu pesquisei muito sobre o público que eu queria atingir no local onde eu vivo (São Paulo capital, no meu caso) e onde ele estava: Praia? Filas de shows? Na rua? Festas? Feiras e outros eventos?

2) O quanto eu vou gastar com filmes, transporte, desgaste do uso de câmera, alimentação, emergências, minha taxa de lucro, entre outros... e quanto tudo isso vai formar o valor de venda da fotografia: Sinceramente falando, só pelo valor atual dos filmes - e por fazer as compras em sites pela internet, tem que incluir o frete - NÃO COMPENSA vender a foto instax mini por um valor individual menor que R$ 10. E como empreendedores que somos, temos que incluir em nosso trabalho não apenas o que compramos, mas TODO O NECESSÁRIO pra realizá-lo. Isso é plano de negócios básico. Você já viu algum outro profissional autônomo incluindo só o que compra de insumos pra fazer seu trabalho, sem gastos extras? Não, né? Então porque os fotógrafos instax tem que incluir só o valor do filme pra fazer o seu preço? Não tem sentido.

3) ESTUDE E SE ATUALIZE: Mesmo que você só vá vender fotos instax como extra, estude as câmeras e impressoras, faça testes, se atualize. Siga as informações dadas pela marca e por pessoas CONFIÁVEIS (Eu vejo algumas pessoas que se dizem conhecedoras de instax contrariando até o que a Fujifilm fala e falando pra quem tá começando fazer determinadas coisas que a própria marca não recomenda que me dá arrepio na espinha só de pensar. São dicas que eu JAMAIS daria pra ninguém!) Fotografe a si e as pessoas que você ama, faça testes e pegue confiança em si e em seu trabalho antes de sair vendendo as fotos por aí.

4) DIVULGUE-SE E FAÇA CONTATOS: Já diz um velho clichê da propaganda: "Quem não é visto, não é lembrado". E as redes sociais e demais canais de comunicação estão aí! Faça a famosa "foto da foto" e poste em suas redes sociais, grave vídeos de conteúdo, mostre seu trabalho ao mundo. E vá falando com as pessoas, fazendo contatos. Network é tudo! Eu comecei fazendo feiras de artesanato e microempreendedores assim, falando com as pessoas, fazendo parcerias e aí muitas pessoas conheceram e compraram minhas fotos.

Gostaram das dicas? Pretendo escrever bem mais sobre Instax aqui no blog pois sei que tem pessoas que não tem paciência de ver vídeos no YouTube - quem sabe até possa ter vídeos, ainda estou pensando em mais ideias assim. Estou focando em textos mais detalhados relacionados com as câmeras e impresssoras Fujifilm Instax.

Espero que gostem e qualquer dúvida, escrevam nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário