quarta-feira, 8 de julho de 2020

A pandemia x A hipocrisia

Gente, desculpa o desabafo que preciso fazer (está anotado em um caderno faz uns meses mas apenas agora eu tive coragem de publicar aqui no blog).


Desde que a pandemia do coronavírus começou e se espalhou pelo mundo, em março desse ano, eu vi muitas pessoas por aí (na vida real e/ou na virtual) preocupada com os trabalhadores autônomos e com as pequenas empresas. Afinal "se eles ficarem em casa e não trabalharem, não terão o que comer".

Vejo essa preocupação com bons e maus olhos ao mesmo tempo, em um misto de solidariedade e hipocrisia, pois muitas dessas pessoas que falam em proteger esses mesmos pequenos negócios, antes da pandemia começar agiam de forma bem diferente.

Quer exemplos?

- Um conhecido que é agente de viagens na qual você ia consultá-lo para tirar suas dúvidas, mas acabava comprando as passagens da sua viagem em um site;

- Tem aquela amiga que é fotógrafa, você fez uma cotação de um ensaio ou evento com ela, mas não a contrata: chama a sua sobrinha "que fez umas aulas de fotografia" mas ainda não sabe mexer direito em uma câmera pois não quis pagar pelas fotos.

- Seu vizinho gente boa tem uma lanchonete, que é próxima de sua casa, mas você prefere ir até o Mc Donald's ou ao Burguer King.

- Na páscoa, compra os ovos daquela marca famosa ao invés dos ovos recheados da sua prima pois "tá caro" (sendo que o da marca famosa é bem mais caro e nem tem tanto chocolate assim)

- Seu amigo é músico e pede pra ele tocar de graça em sua festa em nome da "amizade" de vocês ou em troca da "divulgação" em suas redes sociais, sendo que você nem é influencer e tem apenas 1000 seguidores.

E por aí vai, pois poderia enumerar vários e vários casos. Estão enxergando a hipocrisia?

Meses atrás todas essas pessoas já cuidavam de seus próprios negócios e, muitas vezes, nem os próprios amigos e familiares dão força a cada um dos mesmos (muitos, inclusive, desencorajavam esses mesmos empreendedores).

Só espero uma coisa de quando tudo isso se acalmar: que a pandemia acabe com toda essa hipocrisia e mude nosso olhar com as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário