7 de dezembro de 2016

Resenha: A Escolha de Elphame (P.C.Cast)



Quem lembra daquele post que fiz no blog sobre a minha ida à Bienal do Livro de São Paulo 2016? Pois bem, fui sem muita intenção de comprar livros específicos (só um tinha em minha lista), e resolvi garimpar e seguir possíveis dicas que me deram. "A Escolha de Elphame", da autora P.C. Cast, foi um deles, já que gosto de literatura de fantasia. Foi o primeiro dos livros que li e resolvi fazer resenha.

A Escolha de Elphame é um livro BOM, cheio de misticismo, seres sobrenaturais e entidades divinas (em geral as DEUSAS). Esse é um dos pontos que mais gostei, o modo como a autora aborda esses elementos, principalmente os de origem celta, em todas as suas obras. Mas a protagonista achei meio sem sal. Os personagens secundários que me chamaram a atenção...

Sinopse: Embora muitas garotas pensem que são diferentes, Elphame tem certeza de que é única. Uma mistura perfeita entre humano, centauro e deusa. Ninguém em Partholon possuía as mesmas habilidades que ela. Nem uma ligação tão direta com Epona, a divindade de seu povo. Ainda que ela nunca a tivesse sentido… Para completar, havia chegado a hora de Elphame descobrir seu destino. E ela queria partir logo para o Castelo MacCallan, um lugar amaldiçoado depois da invasão dos fomorianos, e reconstruí-lo das ruínas. Mas eles ainda estavam à espreita, ameaçando a continuidade de Partholon. Elphame seria capaz de salvar seu reino e ainda redimir sua alma gêmea de uma terrível profecia? Sua escolha poderia levar todos à desgraça. Ou a um futuro em que não estaria sozinha…

O primeiro capítulo do livro serve de introdução, nos leva a testemunhar o nascimento de nossa protagonista e a conhecer o mundo mitológico e mágico de Partholon. O capítulo é um pouco confuso, mas serve ao seu propósito e explica o básico sobre o novo mundo. Passado o nascimento de Elphame, somos transportados cerca de vinte e cinco anos para o futuro, com a protagonista já adulta, embora por diversas vezes ela ainda me lembre muito uma adolescente pelo seu modo de pensar e jeito de agir - apesar que, se a compararmos com algumas pessoas que conheci com 25 anos de idade, elas seriam que nem a personagem, com jeitão de adolescente...até mesmo de criança.

A Elphame não me cativou e o início do livro foca demais nela, chega a ser irritante. Mesmo quando a protagonista finalmente chega ao castelo MacCallan, um castelo abandonado há mais de 100 anos que a garota escolheu para reformar e transformar em sua nova morada, tudo acontece bem devagar. O que salvou o livro nessa parte, para mim, foram os personagens secundários. Cuchulainn é o irmão sedutor de Elphame e, desde suas primeiras aparições no livro, torna a história muito mais divertida. Muitos outros personagens nos são apresentados, todos vindos de diferentes partes do reino com o intuito de ajudar a reformar o castelo, como Brenna: Uma jovem que havia sido queimada em um acidente quando criança, fazendo com que todo o lado direito de seu rosto e corpo ficassem cobertos de cicatrizes, Brenna foi se revelando aos pouquinhos, mas desde sua primeira aparição foi fácil notar que havia sofrido muito e por isso costumava sentir muita vergonha de sua aparência e às vezes podia ter uma interpretação errada dos acontecimentos ao seu redor.

É só quando Elphame conhece o formoriano Lochlan, uma espécie demônio que luta constantemente para preservar seu lado humano, que a trama começa a ficar interessante. Eu não vou comentar sobre os acontecimentos que sucedem tal encontro para não dar spoilers da história, mas acreditem em mim: fica muito mais interessante.

Então, esse livro é como muitos filmes de fantasia que vemos por aí: o início é irritante, mas do meio pro final vale muito a pena. Mas tem que ler a parte chata pra entender a parte boa e assim, compreender toda a história do livro.

Como eu já li, "A Escolha de Elphame" entrou na lista de vendas do "Bazar da Jujubaluba". Tá novinho, pra você curtir cada página dessa história tanto quanto eu. À venda no facebook do blog/Mercado Livre. Entra esse link que você terá todas as informações - https://www.facebook.com/commerce/products/1291899940867282/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é a Jujubaluba. Obrigada por visitar meu blog =) Deixa um comentário sobre o que você achou do post.