6 de novembro de 2015

Os panoramas do webjornalismo

Saiba o que aconteceu em uma das oficinas na semana de comunicação da FIAM/FAAM na quinta feira, 29 de outubro.


Para encerrar a 5ª semana de comunicação FIAM/FAAM (pelo menos, para essa blogueira que vos escreve), que tal falar sobre os panoramas do webjornalismo? Esse foi o tema da oficina realizada no dia 29 de outubro, no campus Ana Rosa, com o jornalista Fábio de Mello e o professor Marcel Tomé, que falaram sobre a importância da internet e das mídias sociais para a carreira dos jornalistas atualmente. “Os jornalistas precisam se adaptar a agilidade da internet, mas não podem deixar de lado a checagem da informação”, diz Mello.






Entre os assuntos discutidos na oficina, fomos das fases do webjornalismo (estamos na quarta fase, que está em andamento com o uso das mídias sociais), ao uso de expressões "nada a ver" em conteúdos jornalísticos quando estes são divulgados em plataformas como o twitter e facebook.

Também foram abordados os sites agregadores, como o BuzzFeed e o Catraca Livre, os assuntos que nunca sairão de moda quando o assunto for o jornalismo digital (foto acima), sobre os benefícios e cuidados com o "jornalismo cidadão" - pois nem tudo o que as pessoas mandam pode ser publicado. O jornalista tem que saber como adaptar e usar esse conteúdo recebido - e também se é possível desvincular a imagem "profissional" da "pessoal", com citação de casos verídicos bem desastrosos.

Foram esses e outros assuntos comentados e a troca de experiências entre os presentes na oficina foi nítida. Para mim, em particular, foi uma baita experiência ter conversado com o Fábio e ter aprendido com as dicas que ele deu para quem quer seguir carreira como jornalista na web ou, no meu caso, como produtora de conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é a Jujubaluba. Obrigada por visitar meu blog =) Deixa um comentário sobre o que você achou do post.