27 de outubro de 2015

Semana de Comunicação FIAM/FAAM - O Começo

Entre os dias 26 a 30 de outubro, várias palestras e oficinas vão acontecer em 03 campus para os alunos.

No dia 26 de outubro, começou a 5ª semana de comunicação da FIAM/FAAM Centro Universitário, com várias palestras e oficinas disponíveis para todos os alunos da instituição em 03 campus: Ana Rosa, Liberdade e Morumbi. No instagram (@blogjujubaluba) fui postando algumas fotos e vídeos das palestras que resolvi acompanhar - infelizmente, não dá pra ver tudo - e vou fazer um resumão de tudo o que rolou aqui pra vocês.

Segunda Empreendedora
Os grandes empreendedores nascem empreendedores ou se desenvolvem com o tempo e as experiências? Empreendedor é aquele que tem o próprio negócio apenas ou dá pra ser empreendedor trabalhando pra outra pessoa? Essas e outras questões foram debatidas na oficina "Empreendedorismo: aplicação de características comportamentais empreendedoras para os profissionais de comunicação" com o Prof. Fabio Pelicer no campus Ana Rosa.



Para quem achava que seria mais uma palestra "clichê" de empreendedorismo - apesar do tema em si me interessar e muito - fui surpreendida positivamente por conteúdos, informações e cases empreendedores que eu não conhecia. Sabia que dá pra ter atitudes de empreendedor sem, necessariamente, ser dono do próprio negócio? Esse é o perfil do intraempreendedor - aquela pessoa que é empregada em uma determinada empresa, mas que toma atitudes típicas do dono da mesma para ajudá-la à crescer. Mas #FicaADica: Um funcionário dedicado, intraempreendedor, não é aquele que, como existe em milhares de empregos - especialmente nas áreas de comunicação - que trabalha que nem um escravo (tendo hora pra entrar e não tendo hora para sair, como se tivesse que "viver pra trabalhar" e não "trabalhar para viver") para ganhar uma miséria. Pior ainda se estiver fazendo algo que não gosta, né?!



O professor também falou de características empreendedoras que podem ser aprendidas para quem quer se destacar no mercado e apresentou cases e vídeos de verdadeiros empreendedores que são exemplo, como o Alexandre Costa, da Cacau Show, que reinventou a empresa da mãe - que tinha falido a empresa - e sobre como os 05 sentidos podem ser aplicados ao empreendedorismo. Outros casos citados são da estratégia "Oceano Azul" que o Circo du Soleil usou, tornando-se inovador dentro de uma área que, ao meu ver, estava desgastada (o Circo) e também sobre o Marcelo Sales, da 21212, que fala da importância do networking para empreendedores e intraempreendedores, pois as conexões movem a vida.

E nunca se esqueça: planejamento é essencial, conhecer os riscos calculados daquilo que você almeja é básico e estabelecer metas de vida (independentemente se são na vida profissional e/ou pessoal) é fundamental. Foi uma oficina e tanto, pra começar bem a semana de comunicação!

Conhecimento é cultura, e cultura é um dos pilares aqui do blog. E fiquem ligados nessa semana aqui e no instagram, pois vai ter muita coisa bacana sendo publicada aqui :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é a Jujubaluba. Obrigada por visitar meu blog =) Deixa um comentário sobre o que você achou do post.