20 de outubro de 2015

Quando "saber" incomoda...


Pensem na seguinte situação: Você está na escola ou na faculdade, assistindo uma aula. O professor pergunta algo aparentemente "bobo" sobre tecnologia e você responde na boa, enquanto algum outro colega deixa claro que não sabe. Mas você respondeu a pergunta do professor e não ao colega e este, no maior estilo "recalque" (como as pessoas dizem hoje em dia), te olha com a maior cara feia e diz "Desculpa aí,ô sabe tudo..."

Isso aconteceu comigo e fiquei me perguntando: O QUE EU DISSE DEMAIS????

Já vi diversas situações em que as pessoas invejam outras (nem sei se inveja é o termo que mais se encaixa aqui, né) ou que se incomodam com algo relacionado à outras pessoas. Mas o que me deixou intrigada é que agora, em pleno século XXI, num mundo onde a informação está a um clique de você, saber sobre algo, por mais bobo que seja, pode incomodar alguém.

Conhecimento incomoda, dá pra acreditar? Ainda mais em um ambiente acadêmico?

Quem me dera ser "sabe tudo", como essa outra pessoa insinuou. Se eu fosse, com certeza eu não estaria cursando uma segunda graduação. Talvez eu estaria na pós, fazendo mestrado...estudando fora do Brasil, sei lá. Mas com certeza eu não estaria me dedicando a ter outro diploma universitário. Posso até saber de algumas coisas a mais, por ter feito outro curso de comunicação antes. Só acho que isso não devia incomodar. Eu mesma, em toda a minha trajetória como estudante, encontrei pessoas antes que estavam na situação em que me encontro hoje com mais ou menos a mesma faixa de idade e, sinceramente, não fiquei incomodada por elas saberem de coisas que eu não sabia. Aproveitei pra aprender um pouquinho que fosse com elas, pois compartilhar experiências é o que nos faz seres humanos melhores. 

Não sou melhor do que ninguém, todos estamos nessa vida para aprender de diversas formas. Mas, sinceramente, liguei o "foda-se" depois dessa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é a Jujubaluba. Obrigada por visitar meu blog =) Deixa um comentário sobre o que você achou do post.