26 de agosto de 2015

BEDA #26: Porque é importante creditar as fotos?

Esse texto não é meu, é lá do Blog Coisas de Blogueiras. Mas é um texto tão legal e tão informativo sobre a importância de "dar os créditos" à quem fez a foto que resolvi repostar esse texto aqui, do jeitinho que a Tati publicou lá.

Foto: Nino Stoyanov
Nesse mundo tão vasto de blogs, trabalhamos diariamente com imagens, já que elas deixam o texto mais gostoso de ler e chamam a atenção dos leitores. Mas, não é todo mundo que pode comprar uma câmera profissional ou leva jeito pra fotografar. Por isso, algumas blogueiras optam por usar imagens de outras pessoas em seus posts. E não tem nada de errado nisso! O problema está em não dar créditos ao fotógrafo pelo trabalho dele que tanto te agradou – já que que com certeza você não usaria uma foto feia no seu blog, certo? Só nós que trabalhamos com fotografia sabemos o quanto é difícil chegar aos resultados desejados. Um dia começamos do zero, sem saber nada sobre esse universo, e levam anos até começarmos a atingir um pouco do que queremos. É muito chato e desanimador encontrar nosso trabalho autoral, em qualquer lugar que seja, sem alguma sinalização de que aquilo tem um criador.

Por que isso é tão importante?

Vamos imaginar um compositor de músicas. Ele levou anos para melhorar sua escrita, precisou de talento para ter a criatividade que tem e leva horas ou até dias para criar uma música inteira. Um belo dia, um cantor lê aquela letra e resolve gravá-la. Mas, ele não pediu a permissão para esse compositor, apenas gravou e acabou fazendo sucesso. O compositor, desconhecido, não teve seu trabalho reconhecido e nem ganhou um centavo dos milhões que esse cantor recebeu sem ter trabalho algum e sem criar nada, apenas usou algo que já havia sido criado e chamou de seu. Isso é, de alguma forma, justo? Não. Então, por que seria justo roubar imagens sem ao menos creditar? Não é nenhum favor creditar as fotos, é a obrigação de quem está usando aquele trabalho.


E se eu encontrei a foto sem o nome do dono?

Isso não justifica a falta de créditos, porque estamos em 2015 e temos uma ferramenta maravilhosa no Google Imagens que permite descobrirmos em quais sites aquela imagem aparece, e assim, encontrar o dono dela! Não sabe como fazer isso? Então segue o passo-a-passo:


  1. Abra o Google.com e vá em “Imagens”
  2. Na barra de pesquisa, clique no ícone de câmera (print)
  3. Digite a url da imagem ou faça upload da mesma direto do seu computador

Assim que a pesquisa for concluída, aparecerá os sites que possuem aquela imagem no conteúdo. Possivelmente o site do autor também estará lá, é só procurar direitinho. Dica: a maioria das imagens de tumblr são do flickr, então se achar algum link de uma galeria de lá, aquele provavelmente é o autor da foto.

Nem assim encontrei, e agora? 

Bom, agora a decisão é sua: usar uma foto que você não sabe de quem é, e correr o risco de um dia esse fotógrafo encontrar e ficar muito chateado (e até chegar a te processar, se ele for sem paciência) ou apenas não usar essa foto e tentar achar alguma outra. Existem tantas fotografias na internet que nem sei se é possível colocar isso em um número que eu tenha aprendido na escola. No flickr, por exemplo, as galerias em quase 99% das vezes são dos autores das fotos que estão lá, porque é uma rede social que a maioria dos fotógrafos utilizam para expor seu trabalho e lá você encontra uma infinidade de imagens maravilhosas com os créditos de fácil acesso. Basta procurar nos lugares certos, como em favoritos de galerias bonitinhas ou em grupos específicos que possuam o tipo de fotografia que você quer. Para melhorar o resultado da sua busca, tente termos em inglês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é a Jujubaluba. Obrigada por visitar meu blog =) Deixa um comentário sobre o que você achou do post.